UBUNTU

  • 05 de Agosto de 2015

“Eu sou porque nós somos”.

A ética UBUNTU representa o rompimento com o individualismo. UBUNTU é pertencimento à unidade, interdependência e colaboração. Diálogo, consenso, inclusão, compreensão, compaixão, cuidado, partilha, solidariedade. “Eu sou porque você é” - “nós somos porque você é e eu sou”. Importa a dignidade de todos. Assumir UBUNTU é colocar emancipação e cidadania em novos patamares. E sua filosofia vem lá da África.

“A minha humanidade está presa e está indissoluvelmente ligada à sua. Eu sou humano porque eu pertenço. Ele fala sobre a totalidade, sobre a compaixão. Uma pessoa com UBUNTU é acolhedora, hospitaleira, generosa, disposta a compartilhar. A qualidade dá às pessoas a resiliência, permitindo-as sobreviver e emergir humanas, apesar de todos os esforços para desumanizá-las. Uma pessoa com UBUNTU está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não se sente intimidada pelos os outros serem capazes e bons, para ele ou ela ter própria autoconfiança, que vem do conhecimento de que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo". (Desmond Tutu, Nobel da Paz – 1984)

Mandela ensinou ao mundo que não vale vencer a qualquer custo, por isso ele conduziu a superação do apartheid com reconciliação, mantendo a paz e a unidade entre os povos da África do Sul. Agiu assim, porque para a pessoa com UBUNTU jamais é possível estar bem se nosso entorno não estiver bem. UBUNTU é a cultura milenar da paz.

“Um viajante em visita pela África do Sul poderia parar em uma aldeia sem ter que pedir comida ou água. Uma vez que ele para, as pessoas dão-lhe comida. Esse é um aspecto do UBUNTU, mas o ubuntu tem vários aspectos. O ubuntu não signifi ca que as pessoas não devem enriquecer. A questão, portanto, é: Você vai fazer isso e permitir que a comunidade ao seu redor possa melhorar?” (Nelson Mandela, Nobel da Paz – 1993).

Elegemos a filosofia UBUNTU como uma de nossas raízes, por decisão política e compromisso com a construção de um pensamento que rompe com a lógica ocidental, de sujeito autocentrado e individualismo exacerbado. Há que descolonizar nossas mentes e corpos e por isso assumimos outra perspectiva, adotando uma ética com origem na África, desde tempos imemoriais, e que está presente em várias manifestações da cultura popular.

A expressão do UBUNTU está na roda de samba, na roda de capoeira, no jongo, nas cirandas e no candomblé. Rodas
em que todos se olham sem hierarquias. A chave é a importância do acordo, do consenso e da coesão. UBUNTU também é referência para a comunidade do software livre, baseada no trabalho cooperativo. E nos ajuda a sonhar com uma democracia direta, participativa e colaborativa, em que as tecnologias da informação e da comunicação são colocadas a serviço da emancipação humana, de forma livre e aberta.

Assista também o nosso vídeo:

Veja também o artigo Ubuntu, uma ética africana para repensar a sociedade brasileira.


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais




Nhanderú no comando: a retomada Mbya-Guarani de Maquiné – RS

  • 06 de Abril de 2017

Confira um artigo sobre a retomada guarani na área da extinta FEPAGRO, em Manquiné no Rio Grande do SulLeia mais




Sociocracia: como tomar boas decisões coletivas?

  • 27 de Março de 2017

Entrevistamos a jornalista e educadora ambiental Henny Freitas para falar dessa ferramenta que vem sendo utilizada por organizações e redes pelo mundo. ...Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».