SUSTENTABILIDADE CIBERNÉTICA

  • 10 de Fevereiro de 2016

A simplicidade que é escrever qq coisa e subir a frase nos dá preguiça em questionar se de fato aquela msg é necessária para todos ou apenas para uma ou duas pessoas. Fora várias frases absolutamente desnecessárias. E como ficamos? O grande problema é que, diferente da notícia de jornal, as letras não aumentam ou diminuem de acordo com a importância do post. Se porventura ficamos 4 dias fora de uma conversa de algum grupo virtual, fica praticamente impossível voltar se enturmar com os assuntos.

O que fazer? Sustentabilidade cibernética é essencial e pode ser praticada de várias formas:

Um grupo precisa ter noção das horas semanais que serão dedicadas individualmente em média para aquele grupo. Digamos que sejam 10 horas semanais, devemos ter uma noção de quantos posts/hora são viáveis para leitura - na minha experiência, algo entre 60~80 post no máximo 100 post. Repare que isso gera 1000 posts na semana. Acontece que estes 1000 posts devem ser distribuidos pelas 70 horas semanais, o que dá uma média de 15 posts por hora. E isso deveria ser na somatória de todas as mídias pessoais de conversas. O que nos obriga a algumas atitudes drásticas tais como:

[levando em conta um grupo onde a média de tempo dedicado é de 10 horas individuais por semana:]

a) cada pessoa deve evitar de postar mais do que 5 posts diários em todos os grupos que participa

b) ao postar uma informação certifique-se que é uma informação geral (para todos de um grupo) ou pessoal (para uma ou duas pessoas) - poste apenas para quem de direito. Tire gorduras, elimine palavras desnecessárias, seja econômico ao máximo.

c) um post em um grupo não deve ser replicado noutros, achando que "pode ser que seja interessante para outras pessoas também". Lembre-se da mesa de bar. Tem muitas frases interessantes que passam batido e não devemos fazer questão de ter sempre audiência para aquilo que queremos falar, como se toda a verdade estivesse em nossas frases.

d) prefira "curtir" um post ao invés de responder com "também acho!" "muito bom" e outras coisas do naipe. Muita poluição faz com que nada seja visto. Nem os posts mais importantes. E se não tiver curtir, responda diretamente, se achar realmente necessário para dizer "puta ideia genial! Parabéns!" mas evite sobrecarregar um grupo com esses comentários pessoais.

e) saiba que cada um de nós é um indivíduo diferente dos outros. O fato de eu estar escrevendo um monte agora, não quer dizer que está todo mundo aguardando o meu texto. Todos temos atividades, prioridades e pode ser que uma pessoa só possa verificar um grupo virtual 10 horas depois e ao perceber que já tem mais de 200 mensagens lá, sabe o que vai fazer? Nada. É humanamente impossível arrumar tempo para concentrarmo-nos em tantas mensagens em tão curto espaço de tempo.

f) nunca repita um post já postado noutro dia. Nem uma ideia. Se foi escrito, tá lá. Há ferramentas de busca em todos chats e papos, para buscar o que alguém disse. Ficar repetindo suas necessidades só irrita o restante dos participantes.

g) nunca entre numa briga virtual. Nenhum grupo, nenhum mesmo, existe para discussões e opiniões divergentes. Tais conversas devem ser tiradas de qualquer discussão virtual.

h) e o mais importante: leia, leia e leia tudo e não responda nada. Anote numa folha os posts que acredita merecerem uma resposta. Mas guarde a ansiedade. Ao final da leitura, veja suas anotações. Escolha 3 delas, e elabore uma resposta. O resto, esqueça e deixe todo resto para um outro dia, onde haverá mais oxigênio na cabeça de seus leitores, para que possam se concentrar naquilo que pretende escrever.

Buscamos comprar menos coisas. Evitar desperdícios. Economizar energias. Por que não fazemos isto também no meio virtual. A limpeza de informação ajuda a todos e a todas. Exercite.

 


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais




Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».