Relato do Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

  • 07 de Abril de 2016

Entre 1 a 3 de abril aconteceu o Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco, realizado na Ilha do Fogo, localizada entre Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). O tema do evento foi "GRITO DO RIO E SEU POVO NA BUSCA DO BEM VIVER!"

Na manhã de sexta-feira (01/04), deu-se início aos trabalhos, sacudindo a poeira: "Ato público de denúncia da situação do rio, do povo e da pesca artesanal", fechamento da ponte e concentração na frente da Catedral de Juazeiro. Já na parte da tarde deu-se início aos trabalhos com o tema da "Carranca: invocando as forças do rio do povo", encerrando com debate, momento livre para quem quisesse fazer uso da palavra. No sabado (02/04), o tema foi, "Nego D'Água: invocando as forças do rio êfatizando os lamentos do povo". À tarde aconteceram as oficinas chamadas de ranchos temáticos.

Entre os temas estiveram: Gestão e Sustentabilidade da Pesca, Vazão e os Grandes Projetos no Rio São Francisco, Projeto de Revitalização e Revitalização Popular, Identidade do Teritório Pesqueiro no Rio São Francisco, Soberania Alimentar e outros.

Pela noite aconteceu um momento mais que especial, a Fogueira na Ilha: Noite cultural música, poesia, cordel, brincadeiras e cantoria com Paulo Matricó e Roberto Malvezzi (Gogó). Na manhã do domingo foi feito o fechamento dos  trabalhos, com síntese do diagnóstico e das perspequitivas conclusão. O evento reuniu toda a bacia do Rio São Francisco, de Minas até Alagoas, e muitas entidades se fizeram presentes como a CPP, ASFV, CPT, UFAL, MPP, entre outras

Nós do círculo cidadanista da RAiZ em Alagoas participamos da organização São Francisco Vivo e pretendemos a partir de agora colocar a RAiZ no eixo do movimento para ajudarmos nesta construção popular!


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Pernambuco - 1a Teia Regional do Nordeste

  • 15 de Dezembro de 2017

Para mais detalhes, clique aqui    Leia mais




Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».