RAiZ inicia "colheita" de assinaturas para sua legalização

  • 25 de Agosto de 2016

 

Há mais de dois anos em construção, a RAiZ - Movimento Cidadanista deu início à "colheita" de assinaturas para sua formalização como partido político junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Concebido como um partido-movimento, baseado em ideias de horizontalidade, democracia participativa e consenso progressivo, a organização é a primeira a iniciar a coleta (ou colheita, como preferem chamar seus integrantes) de assinaturas no novo sistema do TSE.

A RAiZ possui membros em todos estados do Brasil e no Distrito Federal, organizados desde a base em círculos cidadanistas, espaços abertos à participação da sociedade. Acreditando numa construção de baixo para cima, o movimento possui articuladores nos estados e municípios que organizam o contato com os apoiadores através de pontos de coleta.

Por meio do site da campanha (colheita.raiz.org.br), o eleitor pode entrar em contato com a RAiZ, buscar o contato dos apoiadores em seu estado e ainda baixar o formulário para poder realizar a coleta e logo entregar aos responsáveis por seu registro no TSE.

A meta do movimento cidadanista é conseguir as 487 mil assinaturas necessárias até 30 de junho de 2017, para assim contar com sigla própria para as eleições de 2018. Enquanto ainda não possuem legenda, alguns integrantes da RAiZ - Movimento Cidadanista participam das atuais eleições para vereadores e prefeitos por meio de candidaturas solidárias junto a partidos afins e já legalizados, como é o caso da candidatura de Luiza Erundina, uma das fundadoras da RAiZ, à prefeitura de São Paulo acolhida em filiação solidária pelo PSOL.

A RAiZ é um movimento político de alcance nacional que tem como princípios o Ecossocialismo de origem europeia, o Ubuntu que vem da África e o Teko Porã, ou Bem Viver, oriunda dos povos indígenas. Assim, busca reencantar a política e consolidar-se como um híbrido entre partido e movimento, incorporando saberes ancestrais e modernos, construindo-se a partir de uma estrutura flexível, horizontal e aberta à participação da sociedade.

O movimento divulgou hoje um vídeo explicando a colheita e convidando a população a contribuir (veja aqui).


Compartilhe esse artigo:

Comentários

Últimas notícias


Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».