RAiZ avança para se tornar um novo partido-movimento

  • 10 de Junho de 2016

Com representação de diversos estados brasileiros, foi realizada em João Pessoa (PB) a VI Teia Nacional da RAiZ-Movimento Cidadanista, na qual se definiram detalhes para a “colheita” de assinaturas necessárias para oficializar a RAiZ  


Uma nova semente está brotando por todo o Brasil. Mesmo em tempos difíceis, a RAiZ –Movimento Cidadanista se consolida Brasil adentro como uma força para a construção de um país de baixo pra cima, desde a cidadania, com valores de justiça social, solidariedade e  ecologia. Prova disso foi a realização entre os dias 3 e 5 de junho da VI Teia Plenária Nacional da RAiZ em João Pessoa (PB), contando com participação presencial de integrantes do partido-movimento em 15 estados brasileiros, além de outros participantes pela via virtual.

Entre os objetivos que a Teia esteve a discutir, organizar e o planejar do início da “colheita” das assinaturas exigidas para a homologação da RAiZ como partido político junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse sentido, o movimento saiu do encontro nacional fortalecido para encarar o desafio que deve começar em breve, assim que liberados os trâmites jurídicos.

“A RAiZ está caminhando literalmente como sua nomenclatura, se movimentando no Brasil e consolidando seu papel no cenário político brasileiro de ser o partido de empoderamento dos movimentos sociais. Na Paraíba, a Teia teve descobrimentos políticos locais importantíssimos. Planejamos juntamente com parlamentares locais as ‘rodas de conversa’ com os movimentos sociais. Estamos também criando o Círculo Nacional de Ocupação Urbana”, explicou Ronaldo Fabiano, um dos coordenadores-gerais do partido-movimento.

Além destas questões organizativas, foi um final de semana de muita esperança, diálogo e trabalho com base em valores de cidadania, horizontalidade e busca de consensos progressivos. A mesa de abertura, realizada na sexta-feira (3) na Universidade Federal da Paraíba trouxe um balanço entre as angústias e esperanças em torno do momento atual. Integrantes da RAiZ e outros importantes movimentos políticos e sociais convidados debateram em torno do tema “Um partido-movimento na atual Conjuntura Brasileira: Dilemas e Perspectivas”.

"A RAiZ - Movimento Cidadanista não tem presidente, não tem ícones. Eu não sou um ícone. Sou apenas uma jardineira, aprendendo com jovens jardineiros e jardineiras um novo caminho para reencantar a política", disse a deputada federal Luiza Erundina, em sua fala emocionante e inspiradora. "A gente não quer que a utopia fique só para nós da RAiZ, a gente quer construir uma outra cultura para o mundo, retomando as raízes da nossa tradição, da nossa história. Não queremos perder tempo discutindo crises. Nossa intenção é redescobrir e reinventar a política".

Dentro da proposta de diálogo e intercâmbio permanente com a sociedade, os participantes da Teia se uniram à ocupação do prédio do IPHAN-Paraíba, parte do movimento nacional #OcupaMinc para dialogar e apoiar o ato contra o governo ilegítimo de Michel Temer. "O que está sendo gestionado nessas ocupações é exatamente uma outra forma de construção democrática, em que as forças da cultura se integram com as forças da sociedade", afirmou Célio Turino, ex-secretário do Minc e idealizador dos Pontos de Cultura.  “Esse golpe vai ser revertido exatamente porque nessas ocupações brota o fundo da alma brasileira. Aqui está presente toda a história do Brasil. Estão presentes os escravizados que foram para Palmares, estabeleceram a resistência contra a opressão do regime escravista. Aqui está presente a resistência dos povos indígenas que se integraram com os povos africanos. Aqui está presente a resistência dos brancos pobres, dos imigrantes, aqui está presente a nossa alma que vai brotando e sendo gestionada nesse processo”, declarou Turino, que também é um dos fundadores e dos coordenadores de Relações Internacionais da RAiZ.

E com essa diversidade, com a riqueza de nosso povo, contra todo ódio, intolerância e preconceito, a RAiZ segue sendo semeada, como uma alternativa generosa e acolhedora para o Brasil.


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais




Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais




Nhanderú no comando: a retomada Mbya-Guarani de Maquiné – RS

  • 06 de Abril de 2017

Confira um artigo sobre a retomada guarani na área da extinta FEPAGRO, em Manquiné no Rio Grande do SulLeia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».