Nota Pública - Eleições Municipais em Fortaleza/CE

  • 15 de Setembro de 2016

A RAiZ Movimento Cidadanista, Partido-Movimento em formação, torna público através dessa nota os seguintes fatos:

1) Em todo território nacional a RAiZ vem prezando por apoiar candidaturas e partidos que estejam em consonância com os princípios e diretrizes que norteiam a nossa carta cidadanista e nosso estatuto, e em momento algum considerou apoiar ou endossar candidatos ou candidaturas que representam as alas conservadoras desse país, responsáveis diretos pelo golpe parlamentar que assistimos e vivenciamos;

2) Com relação à cidade de Fortaleza: após intenso debate interno, houve um compromisso da RAiZ Ceará, através de uma nota interna, de retirada do apoio anteriormente declarado à chapa de Roberto Cláudio (PDT) logo após o mesmo confirmar aliança com o DEM, de seu candidato a vice Moroni Torgan, e com outros partidos conservadores.

3) No entanto, apesar do compromisso assumido, ficou claro que grande parte da RAiZ Ceará permaneceu apoiando publicamente a candidatura da coligação PDT/DEM, o que foi possível evidenciar em vídeos/imagens/textos veiculados nos canais de comunicação das campanhas, inclusive nos da campanha da candidata a vereadora Larissa Gaspar, pré-filiada à RAiZ, que concorre neste pleito em filiação solidária com o PPL.

4) Ao constatarmos o descumprimento do compromisso firmado tentou-se ainda que a RAiZ Ceará publicizasse e cumprisse de fato o rompimento de qualquer apoio formal ou informal a tal candidatura.

Na ausência de um posicionamento formal da RAiZ Ceará sobre um tema de tamanha gravidade, a RAiZ - Movimento Cidadanista vem a público esclarecer que não apoia nenhuma candidatura na capital do estado do Ceará. Nenhum pré-filiado, colaborador ou simpatizante está autorizado pelas instâncias nacionais a falar pela RAiZ em favor de candidaturas quaisquer que sejam. Obviamente que, individualmente, cada pessoa tome a decisão que lhe pareça mais correta na hora do voto, mas sob o simbolo da RAiZ Movimento Cidadanista e na condição de membros, pré-filiados ou colaboradores de nosso movimento é fundamental respeitar nossos princípios, nossos posicionamentos definidos coletivamente e os compromissos assumidos.

Nos baseamos na horizontalidade e na autonomia, o que não significa poder ignorar nossas diretrizes imediatas e básicas. Desse modo, qualquer aliança com o retrocesso está descartada, como por exemplo esta política de alianças pragmáticas com setores conservadores representada pela candidatura PDT/DEM no caso específico de Fortaleza.

Internamente, a RAiZ, partido em formação, instituirá mecanismos e processos que acompanhem as eleições e as coligações de forma que fique claro a todos que não será a qualquer custo que nosso movimento existirá. Nem como partido, nem como partido-movimento. Tais mecanismos e processos serão válidos para todas as instâncias representativas da RAiZ, nacionais, estaduais e municipais.


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais




Nhanderú no comando: a retomada Mbya-Guarani de Maquiné – RS

  • 06 de Abril de 2017

Confira um artigo sobre a retomada guarani na área da extinta FEPAGRO, em Manquiné no Rio Grande do SulLeia mais




Sociocracia: como tomar boas decisões coletivas?

  • 27 de Março de 2017

Entrevistamos a jornalista e educadora ambiental Henny Freitas para falar dessa ferramenta que vem sendo utilizada por organizações e redes pelo mundo. ...Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».