MANIFESTO DA REDE QUILOMBAÇÃO

  • 02 de Maio de 2016

 

Você, negra e negro morador da periferia, pode se preparar para tempos muito mais difíceis. As poucas conquistas de políticas públicas que tivemos nos últimos tempos estão em risco: aumento real do salário mínimo, direitos trabalhistas (inclusive para as trabalhadoras domésticas), programas de moradia popular, expansão do ensino superior público, bolsa família, entre outros. Você não vai ver os golpistas falando que vão acabar com isto diretamente. Mas certamente vão cortar cada vez mais recursos das políticas públicas até que elas sejam sucateadas. Veja o exemplo da educação e da saúde pública nos estados onde partidos que apóiam o golpe governam, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul: salários dos funcionários atrasados, sucateamento das escolas, entre outros.

Você, negra e negro moradores da periferia, que estão acostumados com as conduções coercitivas da Polícia Militar na quebrada fiquem atentos: como possivelmente a galera vai reagir ante estes cortes nas políticas públicas, a tendência é aumentar ainda mais a repressão. A redução da maioridade penal avança no Senado. Os que devem assumir o poder com o golpe já estão procurando figuras como Alexandre Moraes, secretário de segurança pública de São Paulo que defende a repressão policial no estado, para assumir cargos no ministério.

Você, negra e negro moradores da periferia, não fiquem achando que não têm nada a ver com este debate que está acontecendo em Brasília. Isto tem muito a ver com a gente. Por mais problemático que seja este governo da Dilma, o que vem aí é coisa muito pior, muito grave. Representam aquela elite branca que não quer preto na universidade, não quer que a periferia tenha recursos, ainda que poucos; que as famílias pobres tenham uma graninha para não passar fome... São aqueles que nos chamam de vagabundos, que falam para a gente voltar para a África, que olham torto quando estamos nos lugares que eles acham que é só deles, como a universidade, o shopping Center... São os herdeiros dos que nos chicotearam no pelourinho durante a escravização dos africanos. São os que não querem repartir o mínimo que seja da sua riqueza.

Por isto, preto e preta que é consciente, é contra o golpe. É contra Temer e Cunha.

#?periferiacontraogolpe !!!

Rede Quilombação


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Dez anos de retomadas quilombolas

  • 29 de Dezembro de 2017

No Espírito Santo, áreas usurpadas para o plantio do monocultivo de eucalipto foram retomadas por comunidades quilombolasLeia mais




Como Medellin usou a cultura para combater a violência

  • 28 de Dezembro de 2017

Confira na íntegra a entrevista exclusiva do ex-secretário de cultura da cidade Jorge Melguizo para a revista CidadanistaLeia mais




Movimentos do mundo se reunirão na Argentina contra o "livre" comércio

  • 03 de Dezembro de 2017

Confira o chamado internacional aos movimentos sociais para a Cúpula dos Povos diante da reunião da OMC em Buenos AiresLeia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2018. «Raiz Cidadanista».