Fundação do Partido Raiz

  • 26 de Novembro de 2015

A Raiz – Movimento Cidadanista realizará sua fundação como partido político em 22 de janeiro, sexta-feira, às 19h, em Porto Alegre. O ato ocorrerá paralelamente ao Fórum Social Mundial, e contará com a presença de grande parte de seus fundadores, entre eles a deputada federal Luíza Erundina e o historiador Célio Turino.

A Raiz conta com 237 membros fundadores e já está articulada em 25 Estados, com aproximadamente mil pessoas engajadas nos seus diferentes círculos, que podem ser temáticos (como de direitos humanos, educação, das mulheres, dos negros, da população LGBT e sobre veganismo, por exemplo) ou geográficos (nacionais, estaduais, municipais, regionais e por micro localidades).

O partido começou a ser idealizado há cerca de um ano, e em abril de 2015 foi lançada a Carta Cidadanista, documento fruto de construção coletiva, que define a filosofia e os princípios que norteiam a Raiz, e que fazem parte das sementes constitutivas do povo brasileiro: Teko Porã – a filosofia do Bem Viver, dos ameríndios; Ubuntu – a filosofia da solidariedade, dos africanos, e o Ecossocialismo – o encontro do socialismo europeu com a ecologia e a sustentabilidade. A partir do lançamento da Carta, aumentou muito a adesão de cidadãos que nunca tiveram atuação partidária, e que viram na Raiz um caminho de ação política realmente novo. São hoje a maioria dos “enraizados”.

“A alternativa possível ao modelo vigente de globalização é a construção de uma cidadania planetária, que promova a cooperação e a solidariedade. Onde prevaleçam a identidade e os interesses dos povos, a eliminação das desigualdades socioeconômicas e o intercâmbio de toda diversidade cultural. É um processo lento, relacionado ao futuro da vida no planeta.” Carta Cidadanista.

“Buscamos construir um caminho novo capaz de mobilizar a vontade coletiva dos que querem mudar o Brasil e o mundo, com a perspectiva de uma nova civilização inspirada na fraternidade, na justiça e na paz”, resume Erundina.

Inspirada em experiências políticas inovadoras, como o Podemos da Espanha, a Raiz se organiza de forma horizontal. Os diversos círculos de organização e debate que compõem o partido-movimento são autônomos em seu funcionamento. Isso porque a Raiz pretende se colocar como auxiliar dos movimentos sociais e da sociedade civil.

“Um partido de novo tipo, um Partido-Movimento. Um partido que construa pontes para o diálogo entre os cidadãos e não atalhos para as castas dirigentes. Um partido que dialogue com os movimentos sociais, mas sem cooptá-los. Um movimento social e um partido político ao mesmo tempo. E, também, um Partido em Movimento, um partido que se construa nas ruas e também nas redes que integram os ”debaixo”, os legítimos donos do poder.” Carta Cidadanista.

“Queremos colocar a ação da cidadania, os direitos e deveres da vida em sociedade, no centro da política. Esta é a Reforma que o Brasil precisa e se traduz em uma palavra: Cidadanismo”, resume o historiador Célio Turino.

Ao longo do último ano, foram diversos encontros regionais e nacionais que levaram à aprovação dos Estatutos da Raiz, em julho de 2015, e à organização interna do partido-movimento durante os meses seguintes. Agora, com o ato de fundação durante o Fórum Social Mundial, em janeiro deste ano, a Raiz dará início ao processo de coleta de assinaturas para obtenção de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nossa teia plenária nacional será nos dias 21 de janeiro de 22 de janeiro de 2016 das 13 as 18 horas na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/RS), na Avenida Coronel Marcos, 627, bairro Pedra Redonda, Zona Sul de Porto Alegre.

Coletiva de Imprensa
Data: 22 de janeiro
Horário: 16h
Local: Hotel Embaixador – Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico, Porto Alegre.

Ato de Fundação da Raiz
Data: 22 de janeiro
Horário: 19h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, S/N, Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa: Raoni Zambi / raonizambi@gmail.com / (19) 98727-4956

Assista aqui o vídeo com a coletiva de Imprensa

Assista aqui o vídeo da Fundação do Partido


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais




Nhanderú no comando: a retomada Mbya-Guarani de Maquiné – RS

  • 06 de Abril de 2017

Confira um artigo sobre a retomada guarani na área da extinta FEPAGRO, em Manquiné no Rio Grande do SulLeia mais




Sociocracia: como tomar boas decisões coletivas?

  • 27 de Março de 2017

Entrevistamos a jornalista e educadora ambiental Henny Freitas para falar dessa ferramenta que vem sendo utilizada por organizações e redes pelo mundo. ...Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».