Encontro da Raiz Cidadanista em Pelotas (RS)

  • 16 de Novembro de 2016

Encontro da Raiz Cidadanista: contra mola para a cultura política

Por Clóvis Veronez | Observatório Pelotas

A Casa do Trabalhador, espaço de confluência das lutas por direitos dos trabalhadores, sediou ontem (14) o Encontro Municipal da Raiz Cidadanista. Foi o primeiro e um largo passo para formação do “círculo cidadanista” em nível municipal.
 
O encontro reuniu 15 lutadores sociais de diferentes áreas de atuação (sindical, cultural, educação, negros, lgbts, feminista, direitos humanos e indígena).
 
Processo qualitativo 
 
Os participantes do encontro de Pelotas, como bem definiu Marcelo Soares (componente da esfera nacional da raiz), apresentaram no seu conjunto uma característica em comum: atuadores sociais que ” não perderam o brilho nos olhos e a convicção de que um outro Brasil e outro mundo ainda são possíveis.
 
Essa identidade é a marca pretendida na construção do partido movimento raiz cidadanista:
A Preocupação com o processo ou/e o esclarecimento dos fundamentos constitutivos da vida social, ou ainda, de como a vida e a política passam a fazer sentido para as pessoas, suas experiencias, assim como as suas estruturas de referência.
 
Processo indutivo, na razão direta de uma percepção afirmativa, sobre a possibilidade de avançar, no coletivo, conceitos próprios, abstrações e hipóteses para uma prática transformadora – contra mola no cenário da cultura política brasileira.
 
 
O passo seguinte
 
Ficou deliberado, ao final do encontro, o passo seguinte: constituição do círculo municipal da raiz, em data definida via comunicação em rede pelos ativistas envolvidos.

Compartilhe esse artigo:

Comentários

Últimas notícias


Dez anos de retomadas quilombolas

  • 29 de Dezembro de 2017

No Espírito Santo, áreas usurpadas para o plantio do monocultivo de eucalipto foram retomadas por comunidades quilombolasLeia mais




Como Medellin usou a cultura para combater a violência

  • 28 de Dezembro de 2017

Confira na íntegra a entrevista exclusiva do ex-secretário de cultura da cidade Jorge Melguizo para a revista CidadanistaLeia mais




Movimentos do mundo se reunirão na Argentina contra o "livre" comércio

  • 03 de Dezembro de 2017

Confira o chamado internacional aos movimentos sociais para a Cúpula dos Povos diante da reunião da OMC em Buenos AiresLeia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2018. «Raiz Cidadanista».