Com a direita não há direitos

  • 21 de Outubro de 2016

Editorial da RAiZ - Movimento Cidadanista em Minas Gerais:

Com a direita não há direitos.

Muitos de vocês podem estar pensando que estamos atravessando um momento ruim no país. Talvez você prefira extrapolar e dizer que o mundo está passando por um mau momento.

Mas não cabe aqui uma reflexão? Onde estão o som de panelas sendo batidas quando direitos são retirados do povo trabalhador todos os dias?

Para falar a verdade, desde o dia 17 de abril, acordamos nos perguntando qual direito perderemos naquele dia.
Não podemos culpar a direita por ser competente. Se há uma coisa que ela nunca foi é competente. Mas como muitos devemos simplesmente culpar a esquerda de ser incompetente? De ser sectária? De ser incoerente?

A esquerda sempre representou a diversidade. Sempre foi plural, e onde as pessoas enxergam incongruência nós devemos enxergar ideologia.

Simplista? O que unifica o discurso da direita é unicamente o capital. É a exploração do ser humano por outro ser humano. É a valorização de marcas e não de ideais. É a representação do verdadeiro e eterno moinho de pessoas, homens, mulheres e crianças.

Com a direita não há direitos.

Mas se você não sente revolucionário o suficiente para assumir sua posição social, não seja. Mas sinta a indignação de que outro ser humano é tratado como lixo orgânico não reciclável socialmente.

Precisamos, hoje mais do ontem, amanhã mais do que hoje, ser plural e ser de esquerda. Pois será a indignação, a desobediência civil, a inovação cooperativa e a mudança nos meios de produção que tornarão nossa realidade menos injusta.

A Raiz Movimento Cidadanista está coletando assinaturas para sua legalização.

Então se você não puder ajudar na colheita de assinaturas, assine pelo menos.

Você não está ajudando a criar um novo partido. Você está ajudando a criar uma nova alternativa para tantos indignados, um movimento como nunca se ousou fazer nesse país.

Que cresce ainda que com todos os problemas que possam existir, com todas as dúvidas inerentes a fazer algo diferente. Mas que como uma planta que desafia o asfalto arrisca a viver cada nascer do sol a se fixar mais. 

A natureza é sábia e dotou essas plantas de espantosas raízes, adaptáveis. Muitas vezes ficamos observando o movimento do outro, quando ali, na janela um exemplo espantoso de resistência, de desobediência é visível para os olhos que querem enxergar.

Com a direita não tem direitos.

#EuSouRaiZ. Venha ser você também.


Compartilhe esse artigo:

Comentários

Últimas notícias


Dois anos sem Eduardo Galeano: "RECORDAR: Do latim re-cordis, voltar a passar pelo coração..."

  • 13 de Abril de 2017

Em tempos de intolerância e injustiças recordar e voltar a ler Galeano é sempre um sopro de esperança.Leia mais




Nhanderú no comando: a retomada Mbya-Guarani de Maquiné – RS

  • 06 de Abril de 2017

Confira um artigo sobre a retomada guarani na área da extinta FEPAGRO, em Manquiné no Rio Grande do SulLeia mais




Sociocracia: como tomar boas decisões coletivas?

  • 27 de Março de 2017

Entrevistamos a jornalista e educadora ambiental Henny Freitas para falar dessa ferramenta que vem sendo utilizada por organizações e redes pelo mundo. ...Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».