Chegou a Cidadanista: uma nova revista sobre política

  • 25 de Novembro de 2016

Publicação reúne conteúdo para falar de política pela ótica da cidadania e será nova plataforma de conteúdo para agregar líderes, movimentos sociais e cidadãos

 

Agregar e dialogar com todos visando ao mesmo objetivo. O que parece ser difícil para a esquerda será a missão da Cidadanista, revista lançada em evento na última terça-feira, dia 22, em São Paulo, e que contou com a participação de líderes de movimentos sociais, produtores culturais, ativistas da periferia, jornalistas e cidadãos interessados em debater o atual cenário do país. Entre os presentes, estava o historiador e um dos fundadores do movimento RAiZ Cidadanista, Célio Turino. “A revista é uma nova forma de falar e fazer política, sem sectarismo, com amplitude, respeito e coragem”, constatou Turino reforçando o papel aglutinador e independente da publicação, que terá periodicidade trimestral nas versões impressa e digital.

PRIMEIRA EDIÇÃO

A edição de lançamento da Cidadanista já cumpriu sua missão ao chamar personalidades importantes para o debate sobre o atual momento social e político nacional. São 80 páginas trazendo entrevistas exclusivas com Guilherme Boulos (MTST), Eduardo Suplicy (PT), Dom Angélico (Bispo Emérito de Blumenau), Mariana Conti (PSOL), além de reportagens especiais escritas por especialistas sobre: o movimento #queroprévias, a ascensão do partido pirata na Islândia, entre outros conteúdos que trazem luz para momento atual. A redação da Cidadanista também traz a história de Pe. Paulo de Itaquera, pároco que está levando movimentos LGBT para o altar e uma conversa com Profeta Verde, ativista da causa cannabis explicando porque discriminalizar as drogas é o melhor caminho para a paz. Na seção de boas práticas, uma entrevista com o suíço Yonathan Parienti e a Horyou, uma rede social do bem e uma conversa esclarecedora com Matthias Borner sobre alimentação orgânica e a indústria de alimentos no Brasil. Para finalizar, artigo contundente contra o racismo e pelas cotas escrito pela filósofa Djamila Ribeiro e um chamado feito pela jornalista e blogueira Cynara Menezes para a formação de uma “frente de (gente) de esquerda”.

O MOVIMENTO

O nome Cidadanista é emblemático e significativo. “Surgiu nos primeiros debates quando criamos a Carta Cidadanista em 8 de março do ano passado”, argumenta Acauã Rodrigues, um dos fundadores do movimento RAiZ junto com Turino. A RAiZ  é um movimento cidadanista que tem um modelo horizontal de participação onde todo e qualquer cidadão pode atuar e votar. O grupo se reúne nos chamados Círculos Cidadanistas formados em todo o país e utiliza as ferramentas digitais para organizar seus debates. Foi em uma das reuniões que se formou um grupo de trabalho, surgiu a ideia da revista, a votação do nome e a produção da publicação que contou com voluntários e a prática do jornalismo colaborativo. “A revista foi fruto do trabalho em equipe”, relata Airton Francisco, coordenador de comunicação da RAiZ  e formador do grupo de trabalho. “A revista nasce grande e vai crescer mais. Juntamos grandes nomes e empoderamos uma grande causa” complementa Ivan Zumalde, editor de conteúdo da Cidadanista. 

________________________________________________

• Para ler ou fazer download da edição: issuu.com/cidadanista/docs/revista_cidadanista

• Para saber mais sobre a RAiZ: raiz.org.br


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».