Carta aos jovens, por Luíza Erundina

  • 05 de Agosto de 2015

Mensagem de Luiza Erundina ao jovem Pedro Affonso Hartung durante votação da PEC 171, que prevê a redução da maioridade penal.

“Eu penso muito em jovens como você e tantos outros no sentido de se interessarem e assumirem a política como opção de vida. E a política é uma atividade humana que não só serve à coletividade, mas ela também nos realiza plenamente. Ela nos mantém jovens apesar da idade.

Eu estou com essa idade e o que me move é exatamente a visão histórica da realidade. E a visão histórica da realidade se mede não em número de anos que é o nosso tempo de vida, mas são os séculos, os milênios, que é o tempo da história, não o nosso tempo; mas a gente tem que plantar agora, no nosso tempo, pequeno, limitado, contingente. Porém é isso, que se somando a tantos milhões e bilhões de seres humanos, vamos em uma direção de promover uma civilização mais justa, uma civilização mais humana, uma civilização mais fraterna, uma civilização, uma verdadeira civilização.

E por isso que eu luto contra o desânimo, o desalento, a desesperança, que hoje domina a maioria do nosso povo, da nossa sociedade, das nossas lideranças.

Eu resisto a essa tentação. Eu vejo o desânimo, o desalento, a desesperança como uma tentação.

Eu luto contra ela. Sabe por quê? Porque ela é conservadora, ela é reacionária, ela é individualista, ela nos desmobiliza, nos coloca no nosso particular, no nosso individual, no nosso pessoal, que não leva muito longe.

Não leva a nada, se você não se soma a tantos outros, que de alguma forma pensam como você, sonham como você e acreditam que é capaz de mudar, por mais adversa que seja uma realidade. E eu já vivi tantas realidades adversas, um período de mais de 20 anos de ditadura. Resisti a isso, fui punida por isso e nós tínhamos a sensação de que era uma realidade que nunca ia mudar, de tão poderosa que ela se apresentava durante aquele tempo todo, que era a ditadura militar.

No entanto, ela foi se destruindo internamente; pela própria negação que ela fazia em relação à vida humana, à construção da coletividade, do justo, do certo, do fraterno.

Então isso me move, me mantém ativa, querendo muito que vocês jovens assumam esse caminho no tempo de vocês, com o perfil e a forma de ser de vocês para que esse projeto de humanidade civilizatório não se perca, apesar dos momentos mais adversos como esse que estamos vivendo hoje.”
 

Compartilhe esse artigo:

Comentários

Antonio Nicolau Youssef

29 de Dezembro de 2015

Que linda, essa menina corajosa e generosa que durante muitos anos nos manteve esperançosos, por seus atos, por sua coerência, por seu compromisso com nossa Pátria. Obrigado, Luíza. Tenho menos idade que você, mas o suficiente para me colocar no mesmo ponto de vista de sua carta aos jovens. Também insisto nessa mensagem para meus filhos e cito gente como você, Vamos lá, moçada. Acreditamos na rapaziada!!!!!!!

Últimas notícias


Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».