Boas vindas às juventudes! Bem-vindas as juventudes!

  • 23 de Maio de 2016

O Círculo de Juventudes da RAiZ - Movimento Cidadanista convida jovens a se somarem a esta nova iniciativa

Se manter à esquerda e junto aos debaixo requer firmeza. No campo político, muitos partidos brasileiros terminam engolidos pelo fisiologismo e pela burocracia, se tornando “mais um” dentro de um mesmo sistema decadente, deixando de lado seus propósitos e ideais.

A RAiZ se propõe a ser uma iniciativa diferente, a partir das demandas dos novos tempos e dinâmicas de tranformações que enfrentamos. Tempo em que a criatividade é bem vinda,  a tecnologia acontece, a coletividade dialoga, as pessoas refletem sobre o sentido de seus atos e pensamentos, e não apenas funcionam mecanicamente. Cenários que convidam a ampliarmos nossas percepções acerca do público, do comunitário, do comum. De como podemos trabalhar juntas e juntos compartilhando da melhor maneira este planeta em que convivemos

Enquanto jovens integrantes desse partido-movimento, queremos que nossas práticas oportunizem a construção de “pontes para os diálogos entre cidadãos e não atalhos para as castas dirigentes”. Queremos: “Um partido que dialogue com os movimentos sociais mas sem cooptá-los”. Buscamos contribuir na construção e consolidação de um mundo mais justo e plural, construído de baixo pra cima, a partir  da cidadania. Por isso, nos organizamos desde os círculos cidadanistas, abertos à participação plena de cidadãos e cidadãs, independente de filiação. Assim, buscamos fortalecer as lutas das juventudes brasileiras e mundiais com valores como horizontalidade, consenso progressivo e democracia radical.

Encontramos na RAiZ um espaço para ser e fazer acontecer, pois está sendo construída não só com uma semente ecossocialista, unindo a herança do pensamento humanista, social e ecológico ocidental, mas também se nutrindo de práticas e filosofias de vida de povos originários e ancestrais, que com sangue construíram nosso país. O Teko Porã dos povos indígenas, bem como o Ubuntu dos povos africanos, moldam nossa atuação a partir da partilha e valorização da coletividade e da empatia. Não basta existir, queremos ser, mas ser COM e A PARTIR DE muitas companheiras e companheiros que marcaram a história por um mundo melhor.

Saudamos com energia e alegria aqueles e aquelas que queiram se somar a nós neste desafio de ampliar horizontes enquanto caminhamos em direção a eles. O importante é continuar acreditando, caminhar perguntando e, principalmente, nunca deixar de caminhar.

Chega mais! #TamoJunto

Juventudes ativas! Juventudes sem medo! Avante RAiZ!


* Leia a Carta Cidadanista

** Grupo do Círculo Juventudes da RAiZ no Facebook


Compartilhe esse artigo:

Comentários

Últimas notícias


Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».