Ata da VII Teia Nacional Presencial

  • 05 de Julho de 2017
Ata de Reunião - VII Teia Nacional Presencial - RAiZ Movimento Cidadanista Sábado - 20/05/2017 - Fortaleza - CE
1. Foi feita a apresentação pessoal de cada participante.
2 .Definiu-se a pauta a ser abordada na Teia.
3. Um representante de cada estado informou o histórico/status do desenvolvimento da RAiZ localmente.
4. Análise de conjuntura Geral e RAiZ.
5. Foram debatidas as possibilidades da RAiZ quanto suas dimensões “partido” e “movimento”, onde alguns pontos foram abordados:
5.a. foi ressaltado que houve avanço na legalização do partido quanto aos aspectos formais, como o registro no TSE e obtenção de CNPJ, porém há um número muito pequeno de apoiamentos formalizados no TSE (menos de 20), e provavelmente algumas centenas de fichas assinadas ainda não registradas no TSE (não foi apresentado um número consolidado).
5.b. dado que o prazo para obtenção das assinaturas necessárias é curto, foi mencionada a possibilidade de se obter judicialmente a postergação do prazo, de modo a manter o processo de formalização do partido viável.
5.c. foi apresentada pela RAiZ-SP a possibilidade de a RAiZ tornar-se uma tendência interna do PSOL, porém não houve adesão à ideia pelos demais participantes da Teia.
5.d. foi apontada a necessidade de desenvolvermos efetivamente a dimensão “movimento”, através do pleno funcionamento dos círculos cidadanistas, aproximação junto aos movimentos sociais e elaboração de nossa Árvore da Cidadania.
6. Deliberação: foi deliberado que a RAiZ segue em sua formação como “partido-movimento”, reconhecendo a necessidade de contemplar a dimensão “movimento” e em paralelo seguir sua colheita de assinaturas. Dada as especificidades locais, os círculos territoriais farão essa “dosagem” de direcionamento de energia entre as duas dimensões. Domingo - 21/05/2017 A Teia nesta data se concentrou na seguintes deliberações:
7. A Teia chegou ao consenso que a RAiZ não estabelecerá listas de partidos para nortear as participações em eleições, tanto no que se refere a apoio e coligações, quanto a filiações democráticas-solidárias, cabendo às instâncias locais a análise e deliberação quanto a essas possibilidades. (Não serão estabelecidas listas nem autorizativas, nem proibitivas)
7.a. A definição de coligações será definida a nível municipal pela Teia Municipal, a nível estadual pela Teia Estadual e a nível nacional pela Teia Nacional. Em caso de coligações ferindo nossos princípios (de acordo com alguma denúncia) caberá ao Conselho de Ética (a ser formado) o devido tratamento da ocorrência seguindo suas atribuições estabelecidas no Estatuto da RAiZ.
7.b. Em caso de filiações democráticas-solidárias, deve ser devidamente negociada com a legenda que abrigará o(a) pré-filiado(a) da RAiZ a independência de atuação de nosso(a) pré-filiado(a), o qual deve respeitar os princípios estabelecidos em nossa Carta Cidadanista e em nosso Estatuto. Em caso de processo eleitoral o candidato em filiação solidária deve se apresentar como candidato da RAiZ inclusive utilizando em sua campanha nossa identificação gráfica.
8. Após um período de suspensão das atividades da Esfera, onde foi estabelecida a implantação de Comissões para o funcionamento executivo da RAiZ, esta Teia deliberou pela recomposição da Esfera, com uma estrutura reduzida, tendo deliberado também seus integrantes seguindo nossos princípios de prestigiar a diversidade de gênero e geográfica, a saber:
8.a. Coordenação Geral: Ronaldo Fabiano (BA) e Marilu Goulart (RS)
8.b. Coordenação de Comunicação: Marcelo Soares (RS), Paula Bandeira (CE) e Josir Cardoso Gomes RJ)
8.c. Coordenação Jurídica: Vermelho D'Elia (RS) e Noelia Brito (PE) 8.d. Coordenação Financeira: Sílvio Cabral (SP) e Ricardo Schneider (RS)
9. Considerando a necessidade de que nossa próxima Teia Presencial tenha uma forte adesão para consolidar a retomada de nosso partido-movimento foi deliberado que a VIII Teia será realizada em São Paulo, em novembro/2017, dada a facilidade de deslocamento dos pré-filiados das mais diversas regiões do país.
10. Foi deliberado ainda que a IX Teia será realizada em Pernambuco, em maio/2018.
11. Por fim, como posicionamento da RAiZ frente a crise que o país passa, foram aprovadas as seguintes campanhas:
11.a. Eleições Gerais Já
11.b. Auditoria da Dívida Pública

Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

  • 18 de Julho de 2017

Organizações sociais brasileiras publicam carta contra as falsas soluções para enfrentamento da crise climática.Leia mais




RAIZ AVANÇA EM SUA 7ª TEIA NACIONAL

  • 22 de Maio de 2017

Realizada em 19 e 20 de maio de 2017, em Fortaleza, a 7ª Teia Nacional Presencial representou um importante momento ...Leia mais




Teia Estadual de São Paulo será dia 6 de maio

  • 25 de Abril de 2017

O objetivo é fazer um debate prévio dos temas e assuntos a serem tratados na Teia Nacional.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2017. «Raiz Cidadanista».