10ª Teia Nacional - São Paulo

  • 09 de Fevereiro de 2019

Deliberações Finais da Raiz Cidadanista - X Teia Nacional

São Paulo, 9 e 10 de fevereiro de 2019

Principais deliberações e resoluções:

1) A Raiz Movimento Cidadanista reafirma seu caráter de movimento social e político em torno de seus três princípios - Ubuntu, Ecossocialismo e Teko Porã -, e ratifica a Carta Cidadanista, bem como a prática do consenso progressivo.

2 ) A X Teia inaugura um momento de reestruturação e renovação do movimento no que tange à sua organização interna e ações futuras.

3) A partir das deliberações ratificadas nas últimas TEIAS - interrompimento da coleta de assinaturas e não legalização partidária da Raiz –, declaramos encerrado o pedido, protocolado no TSE, para a criação de um partido político institucional. Para tanto, determinamos a anulação do CNPJ correspondente ao pedido. Essa deliberação poderá ser revista futuramente de acordo com conjuntura favorável.

4) A Raiz terá um novo CNPJ para dar suporte às suas operações. A natureza jurídica da instituição será a de associação ou similar.

5 ) O movimento se abre para duas dimensões: a “Dimensão movimento" e a “Dimensão Institucional”. A Dimensão movimento congrega o núcleo da Raiz responsável pelo relacionamento direto com a sociedade, com os círculos cidadanistas, com os movimentos sociais e a população. A "Dimensão Institucional” é o núcleo da Raiz responsável pela interlocução com a legenda partidária. Ambas as dimensões estão intimamente ligadas e são fundamentais para o fortalecimento da Raiz Movimento Cidadanista. A relação entre as dimensões ocorrerá sempre de forma harmônica e coordenada.

6 ) A “Dimensão Movimento” é soberana e deverá reger todas as ações da Raiz, inclusive as ligadas à “Dimensão Institucional".

7 ) Fica estabelecido que a “Dimensão Institucional” da Raiz apoia, nacional e unicamente, o projeto político do Partido Socialismo e Liberdade. Tal dispositivo não veda a filiação de membros da Raiz a outros partidos de maneira individual e voluntária, desde que como ação independente a de nosso movimento.

8 ) A “Dimensão Institucional” da Raiz não irá compor com nenhuma corrente interna do Psol, bem como não assumirá cargos executivos dentro do Partido, salvo em casos excepcionais, a serem comunicados e acordados com a coordenação nacional. A aproximação se dará de maneira natural, e jamais poderá ser contrária aos fundamentos ideológicos da Raiz.

9) A eleição da nova esfera tem a seguinte composição:

Coordenação geral: Ivan Zumalde e Maria Antonieta
Coordenação jurídica, financeira e de organização: Vermelho D’Elia e Fernanda Marques
Coordenação de comunicação e mobilização: Gabriel Santana, Fabiana Santiago, Willian Vilela e Thomas Brito

10) A próxima Teia será realizada em Porto Alegre ainda sem data definida.

A integra das deliberações pode ser lida aqui.

Os vídeos da X Teia Nacional da Raiz podem ser acessados aqui.


Compartilhe esse artigo:

Últimas notícias


Dez anos de retomadas quilombolas

  • 29 de Dezembro de 2017

No Espírito Santo, áreas usurpadas para o plantio do monocultivo de eucalipto foram retomadas por comunidades quilombolasLeia mais




Como Medellin usou a cultura para combater a violência

  • 28 de Dezembro de 2017

Confira na íntegra a entrevista exclusiva do ex-secretário de cultura da cidade Jorge Melguizo para a revista CidadanistaLeia mais




Raiz realiza oitava Teia Nacional

  • 27 de Novembro de 2017

Confira os resultados do oitavo encontro nacional da Raiz - Movimento Cidadanista, realizado em São Paulo.Leia mais

Princípios da RAiZ

UBUNTU

“Eu sou porque você é”, “nós somos porque você é e eu sou”. Importante é a dignidade de todas as pessoas.

Leia mais

TEKO PORÃ

Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza.

Leia mais

ECOSSOCIALISMO

Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.

Leia mais

CONSENSO PROGRESSIVO

Você sabe o que é Consenso Progressivo ? Veja aqui o GUIA que preparamos.

Leia mais

Entre em contato

© 2019. «Raiz Cidadanista».